Criar uma Loja Virtual Grátis
Alevinos

ALEVINOS

O que me levou a fazer está página sobre alevinos, se deve a inúmeros e-mails que recebo de aquaristas novatos, que entram em verdadeiro desespero ao verificarem o aparecimento de alevinos em seus aquários. Alevinos acidentais (fêmeas grávidas recém-adquiridas) ou mesmo em primeira tentativa de reprodução. O desespero se deve a falta de preparo ou informação por parte dos mesmos, em relação a como lidar com estes seres tão sensíveis, surgem as dúvidas tais como: o que fazer ?, devo separar os alevinos dos pais ?, e o principal, como alimenta-los ?. A seqüência destes fatos: 1 - a alegria pelos alevinos; 2 - dias depois, a morte dos mesmos; 3 - desistência por parte do aquarista novato em tentar novamente.

Abaixo, vou descrever os itens mais importantes, para que os novatos eliminem suas dúvidas em relação aos alevinos e não tenham grandes traumas ao tentarem reproduzir peixes ornamentais em cativeiro.

1 - Tipos de alevinos:

Temos em sua maioria, os alevinos que nascem através da eclosão de ovos ou óvulos (ovíparo) que tem sua postura pela fêmea grávida em folhas das plantas do aquário, em troncos e também nas pedras do substrato. Outro tipo de alevino é o que nasce diretamente da fêmea, são os chamados ovovíparos, este tipo de alevinos tem os óvulos incubados no ventre da mãe, sendo os alevinos expelidos já nadando normalmente e tendo a forma física dos pais.

2 - Aquário para criação de alevinos:

O ideal é que seja um aquário já com a água estabilizada, com filtro, termostato e aquecedor, iluminação bem fraca (isto fará com que os alevinos não se estressem), sem substrato, plantas e enfeites. Um aquário nestas condições irá facilitar manejo, a manutenção e a observação atenta dos alevinos.

3 - Cuidados a tomar:

Fazer a manutenção da água (troca parciais) após uma semana da instalação dos alevinos, tendo o cuidado em usar uma água descansada e com a temperatura igual a do aquário, isto é muito importante pois uma queda ou aumento de 2º C na temperatura da água pode causar um choque térmico. Cuidar da higiene do aquário, nunca deixando restos de comida que não tenha sido consumida no fundo do aquário. Lavar bem as mãos ao manusear a água ou alimentos. Retirar imediatamente qualquer alevino morto do aquário.

4 - Alimentação:

Este item é o que causa maiores preocupações aos novatos, pois na maioria das vezes se esquecem de pesquisar e providenciar a alimentação dos alevinos, vindo a pensar nisto depois do acasalamento e reprodução dos mesmos. Os alevinos normalmente nascem com um saco de alimento grudado em seu abdome, este saco é chamado de "saco vitelino", que irá alimentar os alevinos entre os primeiros três a cinco dias de nascimento, após este período, o aquarista deve oferecer alimentos aos mesmos. O tipo de alimentos deve ser de acordo com o tipo de alevino e suas preferências. Existem no mercado diversas rações apropriadas para alevinos, porém nós vamos falar em rações caseiras, que são mais baratas e naturais. Um outro fator importante é quanto ao tamanho dos alevinos, onde o alevino muito pequeno, tem a boca diminuta, portanto o alimento também deverá ser diminuto (infusórios por exemplo|), o alevino médio e o grande. Cada espécie tem suas indicações de tratamento para alevinos, uns em poucos dias já podemos oferecer alimentos iguais ao dos adultos, outros levam mais tempo, o melhor a fazer é pesquisar sobre a espécie que está sendo reproduzida, providenciar a alimentação e só depois pensar na reprodução.

Algumas receitas de alimentos para alevinos:

- INFUSÓRIOS (cultura) indicado para alevinos muito pequenos:

São microorganismos (protozoários) os quais podem ser obtidos através da infusão de folha de alface em água envelhecida, folha está que deve ser seca ao sol. Colocar a folha de alface seca em um recipiente plástico, com mais ou menos 3 a 5 litros de água envelhecida (água retirada na troca parcial ou de uma sinfonagem do aquário), o recipiente deve ser colocado em um local com bastante claridade, podendo até tomar um pouco de sol (da manhã), apenas tomar cuidado para a água não aquecer em demasia. Em poucos dias já teremos os infusórios reproduzidos, formando verdadeiras nuvens devido a quantidade de microorganismos, a partir dai, podemos oferecer aos filhotes este excelente alimento. A maneira de oferecer os infusórios mais segura é fazendo uso de um conta gotas em pequenas quantidades de 2 em 2 horas.

- LARVAS DE LEITE (cultura) indicado para alevinos muito pequenos:

Como fazer larvas de leite colocar em um recipiente (pode ser litros de refrigerante com o gargalo cortado) mais ou 11/2 litros de água de um aquário em uso, colocar algumas gotas de leite de vaca fervido ( de 6 a dez gotas). A partir do terceiro dia, colocar mais três gotas de leite, ai é só indo acrescentar as gotas de leite de três em três dias. Apos a primeira semana já poderemos notar o aparecimento de minúsculas larvas se movendo no líquido, com o aumento das larvas, forma-se uma nuvem branca como acontece com os infusórios. A partir dai é só oferecer aos alevinos várias vezes ao dia em pequenas quantidades, usando um conta-gotas.

- ARTÊMIA SALINA - indicada para alevinos de tamanho médio a grande

Oque é artêmia São uns bichinhos avermelhados de mais ou menos 1 cm de comprimento, com alto valor nutritivo e rico em gordura, que os peixes adoram. São facilmente encontrados em lagos salgados. Os ovos deste bichinho são comercializados e tem um preço bastante "salgado" (caro). Podem os ovos serem armazenados por um longo tempo. Quando necessitar, basta colocar os ovos em água salgada com aeração constante e temperatura adequada e eles vão eclodir, ai então teremos as artêmias para serem oferecidas aos peixes. Também podemos encontrar no mercado a artêmia salina congelada, liofilizadas e hidratadas.

Devo separar os pais dos alevinos ?

Com poucas exceções como os acarás que cuidam dos alevinos e lhes dão proteção e ainda fornecem através do muco de sua pele, que os alevinos comem e se alimentam, a grande maioria dos peixes devem serem imediatamente separados dos alevinos logo ao nascer, pois estes adultos adoram devorar os seus filhotes. Portanto pesquise a respeito dos pais, caso sejam devoradores de alevinos, devem ser separados tão logo os alevinos venham a nascer.

COMENTÁRIO FINAL: Se o aquarista novato seguir as dicas acima, dificilmente deixará de obter sucesso na reprodução de seus peixes e caso persista alguma dúvida, entre em contato comigo: cea@resenet.com.br